Gravar videoaulas em casa pode ser uma boa maneira de economizar nos gastos. Mas é preciso ter muito cuidado com a qualidade das suas videoaulas. É claro que é possível gravar videoaulas em casa e ter um bom resultado, porém, além do computador, é preciso investir em equipamentos chave que vão fazer total diferença na qualidade da sua videoaula. Por isso, para te ajudar a criar cursos online de sucesso, preparamos 5 dicas para você gravar videoaulas diretamente do seu lar!

1- compre uma boa câmera semiprofissional

Câmera profissional é um produto bastante caro, ainda mais no Brasil. Mas existem no mercado modelos semiprofissionais a preços razoáveis, e que vão garantir a qualidade do vídeo. Mas antes de comprar, avalie os recursos que a câmera tem para você comprar algo que realmente irá suprir suas necessidades, não precisa comprar daquelas máquinas que tem mil recursos, mas você não sabe usá-los ou simplesmente, não precisa.  Marcas como Canon, Nikon, Sony, Panasonic são recomendadas, procure saber!

2- escolha um ambiente silencioso e agradável

Você está na sua casa, onde provavelmente há muitas pessoas circulando e o barulho do trânsito na rua então, nem se fala, pode deixar a sua videoaula bastante ruim! Por isso, procure gravar em lugares calmos e silenciosos, ou em um horário que as pessoas estarão fora de casa e não irão te incomodar. Outra dica é: deixe o lugar de gravação bem limpo e organizado. Não decore o ambiente demais com objetos que poderão distrair o espectador, mas, enfim, isso na verdade faz parte da 4 dica.

3- equipamento básico de luz

Luz ambiente é muito diferente de luz artificial. Para o vídeo ter uma qualidade profissional ou pelo menos quase isso, investir em um equipamento básico de luz é essencial. Mas, se você for usar a luz do sol deixe a câmera virada a favor dele. E lembre-se: A luz deve estar sempre de frente para quem está sendo filmado e não só atrás ou em apenas um ponto do ambiente.

4- cuidado com o fundo do vídeo

O fundo, que está atrás da pessoa que está sendo filmada, é de extrema relevância! Isso porque, dependendo do grafismo ou de objetos que estão nele inseridos, pode causar distração no espectador. E então, ao invés de prestar atenção no professor e na fala dele, o foco se volta para algo do ambiente. E também há fundos que não combinam harmonicamente com o primeiro plano. Na dúvida, dê preferência aos fundos estáticos e de somente uma cor.

5- bons microfones

Microfones de câmeras não são bons para gravação. Para algo sair bom é preciso falar de frente para o microfone e o mais alto possível, e torça para que o ambiente seja o mais silencioso possível. Por isso, investir em microfones é item fundamental, pode ser o de lapela.

%d blogueiros gostam disto: